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sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
CHAVES CODIICADAS
Foram criados então os “Sistemas Imobilizadores de Veículos” os quais utilizam a tecnologia de Rádio Freqüência (RFID – Rádio Frequency Identification), denominados de sistemas com transponders. Devido ao grande benefício esse sistema foi utilizado rapidamente pelas maiores montadoras mundiais (Ford, GM, Toyota, VW, etc.) e sabemos hoje de que quase 100% da produção de veículos na Europa e Estados Unidos (2001) já são equipados com esse sistema.
Existem dois tipos básicos de transponders. O primeiro grupo é formado pelos transponders “elétricos”, esses não se limitam a pequenas áreas de transmissão e podem transmitir sinais de poucos centímetros a quilômetros, como os usados em satélites e aviões (foram usados na segunda guerra mundial para identificar aviões inimigos de aviões aliados); nesse sistema faz-se necessário que o transponder esteja permanentemente energizado ou seja é necessário que o transponder esteja ligado à eletricidade. O segundo grupo é chamado de transponders “magnéticos”, esses são passivos, só emitem sinal quando se aproximam de um campo magnético, sua freqüência de operação é de 125 Khz e seu alcance restringe-se a no máximo 15 centímetros. Os transponders utilizados nos sistemas imobilizadores são do tipo “magnético” só emitem o sinal quando da proximidade de um campo magnético, no caso, a bobina (antena) localizada junto ao cilindro de ignição do veículo.
Em sua parte plástica - cabeça da chave - encontra-se embutido um chip contendo informações, ou seja, códigos computadorizados que serão coletados e processados em milésimos de segundo pelo sistema eletrônico do veículo no momento da partida.
Reconhecida a chave como uma das habilitadas no carro, o motor entra em funcionamento, surgiu na industria veicular como tentativa de se erradicar o furto de autos, já que ao se tentar mixar a ignição ou usar a famosa ligação direta, o motor até dá a partida em alguns modelos, porém não funciona. Uma evolução dessa tecnologia é o rolling code (código variável) em o próprio carro muda a senha gravada na chave a cada nova partida.
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